Customização: mudando uma blusa jeans

sexta-feira, janeiro 27, 2017
Se tem uma coisa que eu gosto é de customizar! Transformar o que era velho em novo é maravilhoso. Poder utilizar peças antigas ou danificadas para fazer uma peça novinha e o melhor: gastando muito pouco! 


Minha amiga (Luana❤) me pediu para "arrumar" a blusa de uma amiga dela (Luisa❤) que estava com umas manchinhas de água sanitária, ai tive a ideia de fazer um tutorial e mostrar para vocês como eu faço uma descoloração e tingimento em roupas.

A imagem não está muito boa e talvez não dê para ver exatamente como a blusa estava manchada. Mas, no tutorial a seguir vou ensinar como esconder manchas de água sanitária ou simplesmente transformar sua camisa/blusa jeans!

Para descoloração

Você vai precisar de:

  • Água
  • Água sanitária (cloro, alvejante)
  • Elásticos ou qualquer outra coisa para amarrar (opcional)
  • Bacia grande
Passo a passo:
1. Coloque a água na bacia grande até que a água cubra a blusa. Adicione a água sanitária (a quantidade pode variar, mas para garantir eu costumo colocar bastante água sanitária).
2. Coloque a blusa na mistura, e deixe descansar para descolorir por completo. Com o tempo mexa um pouco a peça para não manchar.

OBS: vocês notaram que a blusa está amarrada nas duas fotos a cima né? Então... as amarrações servem para dar o estilo Tie Dye. Vocês vão poder ver o efeito na foto ali em baixo (fica lindo). Se você tem dúvidas sobre as amarrações e quais usar, sugiro que leia esse post (clique aqui) do blog Rica de Marré, é super bem explicadinho.

Para o estilo Tie Dye: 
Amarre a blusa com os elásticos dá forma que desejar e faça os passos 1 e 2

Depois de descolorir a blusa ficou assim:
3. Depois de descolorida você deve lava-lá muito bem, como o cheiro da água sanitária é muito forte eu recomendo deixa-lá de molho para o cheiro da água sanitária sair, mas isso você escolhe.
Se você quiser parar por aqui na sua customização você pode. A cor do jeans fica linda e o efeito Tie Dye dá aquele charme!
Mas, caso você queira, assim como a Luiza, tingir sua roupa, continue que vou te ensinar tudinho.

OBS: Se você deseja deixar o estilo Tie Dye ainda com a peça tingida, recomendo comprar uma tinta que a cor seja clara. A cor que eu usei foi azul marinho e depois de tingir a roupa as "manchas" do Tie Dye quase desapareceram. Ficou umas partes mais escuras deixando uns detalhes lindos, mas não apareceu as "manchas" como depois que descolori a blusa.

Para o tingimento

Você vai precisar de:
  • Água fervendo
  • Tinta para tecido em pó de sua preferencia (usei o Corante Tupy)
  • Sal
  • Colher de pau ou algum utensílio (para mexer a roupa)
  • Bacia grande

Passo a passo:
1. Ferva a água - nas instruções da tinta de tecido vem exatamente a quantidade de água que você deve usar. Eu apenas encho uma panela bem grande com água, que sei que vai cobrir a blusa e deixo ferver.
2. Coloque a água fervendo na bacia grande e adicione 2 colheres de sopa de sal (pode ser grosso ou refinado) e mexa.
3. Coloque a tinta de tecido na bacia e mexa bem até dissolve-lá.
4. Em seguida coloque a blusa e mexa no mínimo 30 minutos.

DICA: Se sua tinta de tecido possui a mesma embalagem que a minha pode ser que você tenha dificuldades para abri-lá, mas aqui vai uma dica rápida para te ajudar: Com uma colher de chá empurre a tampinha para cima e pronto!
5. Depois de mexer 30 minutinhos, enxague a blusa em água corrente e deixe secar na sombra.

Esse foi o resultado!
E ai? Gostaram? Eu amei, agora espero que a Luisa (dona da blusa) goste também hahaha
Se tiverem alguma dúvida sobre customização ou quiserem mais posts assim deixa aqui nos comentários!
Um beijo.

Para tirar dúvidas, dar sugestões, pedir dicas e me contar o que você quer ver no blog, entre em contato pelo e-mail do blogcontatosobremodas@gmail.com
Vou adorar te ajudar!
Siga nas redes sociaisFacebook - Instagram - Pinterest

Todas as imagens são de minha autoria se usa-lás, por favor, não esqueça de colocar os créditos ou a fonte da imagem. Obrigada!




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.